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Quem entrega o Sped Fiscal, a empresa ou a Contabilidade?

O arquivo do Sped Fiscal deve ser gerado dentro das empresas, pois existem dados fundamentais que são coletados e refletem bem o dia a dia da operação do cliente.

Informações de cadastro de itens, movimentação de estoque, operações financeiras, compras, vendas, devoluções e remessas influencia na qualidade final do arquivo, lançar esses dados no sistema da Contabilidade, dependendo do volume, pode prejudicar a coerência das informações.

Dificuldade em gerar o arquivo na empresa:

  1. Normalmente quem lança as informações no sistema tem um conhecimento limitado do que deve ser feito.
  2. O sistema do cliente normalmente não é preparado para gerar o Sped Fiscal, e quando gera o arquivo precisa de muitos ajustes.
  3. Os dados são lançados parcialmente.

Dificuldade em gerar o arquivo na contabilidade:

  1. É difícil manter o cadastro de itens atualizado.
  2. O segundo desafio é definir o tipo de item dos produtos, dependendo da atividade a classificação fiscal é uma tarefa complexa.
  3. Dependendo do ramo de atividade, é necessário informar alguns registros específicos como Bloco K (Controle de Estoque), LMC (Combustível), operações com cartões, entre outros.

Bom senso e responsabilidades em contrato:

A contabilidade deve estruturar um departamento para fazer a gestão dos dados digitais gerados nos clientes.

No caso do Sped Fiscal, deve-se fazer validações prévias do arquivo e orientar o cliente a fazer as correções quando necessário.

Antes da transmissão final do arquivo ao Fisco, o departamento fiscal deve fazer o cruzamento dos dados para identificar possiveis divergencias:

  1. Cruzar os dados Sped Fiscal x GIA.
  2. Cruzar os dados Sped Fiscal x XML das Entradas.
  3. Cruzar os dados Sped Fiscal x XML das Saídas.
  4. Cruzar os dados Sped Fiscal x Sped Contribuições.

Depois da transmissão, deve-se monitorar o processamento dos dados pelo Fisco paulista:

  1. Monitorar o processamento no Programa NOS CONFORMES.
  2. Monitorar o processamento na GIA da EFD.

Organizar o processo de coleta, apuração e transmissão dos dados não é tarefa fácil, mas depois do processo estabelecido, a gestão das informações fiscais fica mais fácil.

Sobre o Autor

Claudinei
Claudinei

Claudinei de Souza - Gestor de dados fiscais e financeiros, formado em Ciências Contábeis e desenvolvimento de sistemas, especializado no ambiente SPED para empresas paulistas.

2 Comentários

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  1. Olá Claudinei

    Bom dia!

    Estou tentando enviar as competências janeiro e fevereiro/2022 e vem a mensagem que tenho que pedir autorização de ambas, já foram geradas, validadas e assinadas normalmente com sempre foram os demais meses e anos anteriores… Por que que está acontecendo isso agora? É porque está sem movimento a partir de janeiro/2022? Não consegui entender isso ainda? Devo ligar no 0800 para pedir essas autorizações pois não achei no site onde entro para solicitar? Estou com esta dúvida?! Agradeço desde já pela atenção e se for possível me esclarecer esta dúvida?! Obrigada!

    • Ola Luciene.

      Realmente, os envios desses períodos não necessitam de autorização para retificação, sugiro entrar em contato com o fisco.